Constelações Sistêmicas Familiares


O ser humano deve ser olhado de forma sistêmica, como parte de um emaranhado de relacionamentos e situações sociais. Mensalmente, Maria Cristina Guimarães e Angela Maranho Vivan reúnem pessoas interessadas em conhecer ou participar do trabalho das Constelações Sistêmicas Familiares e Profissionais. Para participar, entre em contato com a Oficina do Ser e reserve sua vaga na próxima turma (acesse aqui nosso calendário). O que é Constelação Sistêmica? Trabalho desenvolvido nos inícios dos anos 80 por Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão considerado um dos psicoterapeutas contemporâneos mais inovadores em trabalhos com indivíduos, casais e família. A Constelação Sistêmica auxilia no reconhecimento e liberação de padrões que herdamos das gerações anteriores e que impactam nosso crescimento pessoal, familiar e profissional. Diferentemente da Terapia Sistêmica familiar, a Constelação se utiliza de representantes para a questão e  para os membros, elementos do sistema a ser representado, enquanto o cliente , depois de escolher e colocar os elementos, observa os movimentos que acontecem.

Em sistemas de interação humanos existe uma espécie de campo invisível de informação, semelhante ao da internet, que contém um manancial de informação a respeito se questões concretas. Chamamos a isso de Campo Sistêmico.

Durante a constelação, os participantes tem a oportunidade de perceber o todo sistêmico que envolve a questão, as relações  visíveis, conhecidas e   as relações que estavam encobertas, invisíveis e que afetam as ordens de equilíbrio sistêmico. As informações que geram os  desequilíbrios são percebidos corporalmente pelos representantes da mesma forma que captamos informações arquivadas pela internet pelos  aparelhos eletrônicos, essas informações geram movimentos que facilitam com que os  emaranhamentos sejam  desfeitos, enquanto possibilidades  de  soluções criativas e intuitivas para estas questões emergem-  tal como a visão de um iceberg acima e abaixo da superfície ao mesmo tempo traz uma sensação de gestalt fechada. A quem se destina? Pessoas interessadas em encontrar soluções para questões de âmbito familiar, relacionamento a dois, profissional, saúde, religião ou etnia. Quem são os representantes? Os representantes são escolhidos entre os participantes do grupo para assumir posições estipuladas pelo constelado. Mesmo que não constelem um problema pessoal, os representantes podem se beneficiar de insights ao participar da atividade. Informações sobre datas e investimento :atendimento@oficinadoser.com.br